Regras Oficiais


REGRA 01

O CAMPO DE JOGO

01 - Dimensões: O campo de jogo deve ser de grama sintética ou natural, tendo sua forma
retangular, não podendo seu comprimento exceder a 55 m nem ser inferior a 45
m e a sua largura máxima de 35 m e a mínima 25 m. Devendo o comprimento
ser sempre superior à largura.

02 - Marcação do Campo: O campo de jogo deve ser marcado por linhas de cor branca e bem visíveis, com  10 cm de largura, as quais devem acompanhar o nível do campo. As linhas que o limitam de maior comprimento são chamadas linhas laterais e as de menor comprimento linhas de fundo.
Na metade do campo será traçada uma linha transversal, de lado a lado,
chamada linha central. O centro do campo será marcado por um ponto bem visível, exatamente na
metade da linha central, com 10 cm de raio. Paralelas e eqüidistantes em 5 m da linha central devem ser traçadas duas linhas  de 5 m, uma em cada metade do campo, de forma que, se for traçada uma linha
perpendicular na metade desta linha, coincidirá com o centro do campo e serão  chamadas Linhas de Saída e Shoot Out.

03 – Rede Superior: É opcional no campo de jogo a colocação de REDE de PROTEÇÃO SUPERIOR
feita de material apropriado, com pequenas aberturas de modo a não permitir a
passagem da bola, com altura mínima de 10 metros.

04 - Área de Meta e Marca de Pênalti: De cada extremidade do campo devem ser traçadas duas linhas perpendiculares à linha de fundo, a uma distância de 5 m de cada poste de meta. Essas linhas
avançarão 8 m pelo campo adentro e serão unidas, em suas extremidades, por uma linha transversal paralela à linha de fundo e com 15m de comprimento. A marca de pênalti será definida por um ponto bem visível, com 10 cm de raio, na metade da linha frontal da área de meta, e a distância de 8m da linha de fundo.7

05 - Metas: As METAS devem ser colocadas no centro de cada linha de fundo, sendo
formadas por dois postes verticais distantes 5m entre si medidos por dentro e
ligados por uma barra horizontal cuja face interior ficará a altura de 2,20 cm do
solo. O diâmetro dos postes e da barra transversal deve ser de 10 cm e pintados
na cor branca. Por trás das metas devem ser colocadas obrigatoriamente redes presas nos
postes, na barra transversal e no solo, devendo estar convenientemente sustentadas e colocadas de modo a dar bastante espaço ao goleiro. As redes devem ser confeccionadas com material adequado e que não ofereçam perigo aos praticantes, tendo pequenas aberturas que não permitam a passagem
da bola.

06 - Zona de Substituição: Localizada em frente à mesa do representante, junto à linha lateral, no meio do
campo e demarcada por duas linhas paralelas de 0,50cm, tendo de 5m a 10m de
distância entre elas.

07 - Banco de Reservas e Mesa do Representante/Delegado: O campo de jogo deve ter bancos com, no mínimo, 10m em cada lado do campo, destinados aos atletas reservas e componentes da comissão técnica. Além de uma mesa com duas cadeiras para as funções de representante e delegado de
jogo. Os bancos de reservas devem estar a uma distância superior a 5m da
mesa do representante. Na impossibilidade de cumprir esta determinação, os bancos de reservas
deverão ser colocados a 01 m da linha de fundo, e a 05m da trave, onde
inicia a linha lateral da área. Atletas em fase de aquecimento deverão postar-se atrás do banco de
reservas e com coletes de cores diferentes

08 - Área de Atuação do Técnico: Localizada em frente aos bancos de reservas, deve estar a uma distância mínima de 01 m da linha lateral, prolongando-se de um lado até a linha de saída, e a 05
m da mesa do representante e do outro lado até o limite possível do campo, sempre paralela à linha lateral, demarcada por linhas seccionadas.8
Caso não haja marcação da área de atuação, o Técnico só poderá
transmitir suas orientações em frente ao banco de reservas.
Se o banco de reservas estiver postado na linha de fundo, o técnico só
poderá atuar no espaço compreendido entre a linha de fundo, 5m
distante da trave.
.
09 - Recomendações:
1- Para a realização de partidas na categoria principal, nacionais, internacionais
e televisadas, recomenda-se utilizar campos com dimensões mínimas de 30m de
largura e 50m de comprimento.

ADENDO

Poderão ser utilizados campos com medidas de 60m de comprimento e 40m de largura no máximo, desde que especificado no Regulamento da Competição.



REGRA 02

A BOLA

01 - A bola deve ser esférica e seu invólucro de materiais aprovados e que não
ofereçam perigo aos praticantes. A principal referência da bola é seu QUIQUE,
em campo de grama natural ou sintética, sendo que, soltando-a de uma altura de
dois metros o retorno do primeiro quique não pode ultrapassar a 0,80cm.
Especificações da Bola e suas Categorias:

    Categorias             Circunferência             Peso                      Pressão
Sub 07 -Sub 09  →      63 a 64 cm         270 a 320 gramas      06 a 08 libras


Sub 11 - Sub 13↓
Feminino Sub 15 →    68 a 69 cm         320 a 350 gramas      06 a 08 libras


Sub 15
Sub 17
Sub 20
Principal              →      68 a 69 cm         420 a 450 gramas      08 a 10 libras
Veterano
Máster
Feminino Principal





02 - A bola não pode ser trocada durante a partida, a não ser com a autorização
de um dos árbitros.

03 - Ambas as equipes devem se apresentar, no mínimo, com uma bola nova ou
em condições de jogo (com suas marcações e desenhos legíveis), que deverá
ficar na mesa do Representante.

04 - Se a bola estourar ou esvaziar-se durante uma partida, esta deverá ser
interrompida para a troca da bola e reiniciada por meio de “bola-ao-chão” no local
onde a primeira bola se inutilizou.
Se ocorrer quando da posse definitiva do goleiro, a partida será reiniciada pelo
mesmo.
Se ocorrer dentro da área de meta, o “bola-ao-chão” deve ser executado na
intersecção da linha frontal e lateral da mesma.

05 - Se ocorrer durante uma interrupção do jogo (início, reinício, tiro livre, tiro ou
arremesso de meta, arremesso de canto ou lateral, pênalti ou “bola-ao-chão”) a
partida deve ser reiniciada após a troca da bola com a continuação normal desta.



REGRA 03

NÚMERO DE ATLETAS

01 - Uma partida deve ser disputada por duas equipes compostas de 07 atletas
em cada uma, onde um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.

02 - Não é permitido o início da partida sem que as equipes tenham, no mínimo,
07 atletas no campo de jogo.

03 - Quando uma equipe, ou ambas, ficarem reduzida a 03 atletas, seja por
qualquer motivo, a partida deverá ser encerrada imediatamente.

04 - Na súmula de jogo deve ser registrado o máximo de 20 atletas por equipe,
podendo ser completada até o final da partida, inclusive na prorrogação.

05 - As substituição são ilimitadas e volantes, não havendo necessidade de
paralisação do jogo, sendo restritas aos atletas registrados em súmula.

06 - O Atleta só poderá executar um arremesso lateral ou de canto após ter
entrado no campo, pela zona de substituição.

07 - Qualquer um dos atletas poderá trocar de posição com o goleiro, desde que
autorizado pela Arbitragem e com a bola fora de jogo. Quando a troca for com
jogador postado no banco de reservas, poderá ser realizada com a bola em jogo
ou fora de jogo.

08 - Quando do atendimento a qualquer atleta lesionado, este obrigatoriamente
deverá deixar o campo de jogo por qualquer lugar do mesmo, desde que
autorizado por um dos Árbitros, podendo ser substituído imediatamente, e o
atleta em questão estará apto a retornar somente quando da próxima posse de
bola de sua equipe e com autorização do Árbitro, exceto o goleiro que poderá
continuar no jogo, sem a obrigatoriedade de ser substituído.

09 - Em caso de sangramento ou lesão grave o atleta deve deixar o campo de
jogo, podendo ser substituído imediatamente.

10 - Os Capitães de ambas as equipes devem obrigatoriamente assinar a sumula
do jogo, o que atesta todos os dados descritos na mesma, tais como atletas e
membros da comissão técnica relacionados, placar final, infrações e cartões
disciplinares estão corretos.


11 - A comissão técnica das equipes será composta pelos seguintes membros:
Técnico ou Treinador
Massagista
Fisicultor
Médico

12 - É permitida a substituição de membros da comissão técnica, apenas uma
única vez desde que devidamente registrado e o substituído não poderá retornar.


REGRA 04

UNIFORME DOS ATLETAS / COMISSÃO TÉCNICA

01 - O uniforme dos atletas consiste de: camisa de meia manga ou longa, calção,
meias de cano longo, caneleiras oficiais, tênis ou chuteira apropriados para a
prática da modalidade, podendo utilizar equipamentos de proteção próprios ao
esporte.
a) É OBRIGATÓRIO o uso de caneleiras, sendo que as mesmas deverão
estar cobertas pelas meias, e devem ser confeccionadas em material
apropriado que ofereça proteção ao jogador (plástico poliuretano ou
material similar).

02 - Os atletas podem se apresentar em campo, usando camisas de mangas
curtas, e outros usando mangas cumpridas, desde que sejam da mesma cor das
mangas das camisas de mangas curtas.

03 - O goleiro deve usar uniforme de cor diferente dos demais atletas, sendo
permitido usar calça própria para a prática do esporte.

04 - As camisas devem ser numeradas nas costas (de 01 a 99) sem repetição de
números na mesma equipe, numeração na frente da camisa é opcional. A cor
dos números deve ser diferente em relação à da camisa e estes devem ter de
0,20 a 0,30cm de altura.

05 - O árbitro exigirá que o atleta ou membro da comissão técnica retire qualquer
objeto que, a seu ver, possa causar danos a si ou aos demais, tais como colar,
brinco, piercing, anéis, alianças, inclusive imagens ou textos que façam apologia
contrária à moral do Esporte. Não sendo obedecido, impedirá sua participação.

06 – Para o início e reinício da partida, o atleta deve estar sempre bem
uniformizado, com a camisa dentro do calção e meias levantadas, como
determina a regra, sendo que no decorrer da mesma, a camisa poderá ser usada
para fora do calção, mas as meias deverão estar sempre levantadas.

07 - O capitão deve ser identificado com 01 tarja fixada em um dos braços de cor
diferente do uniforme, se substituído, deve entregá-la a seu substituto.

08 - O atleta pode jogar de óculos apropriado para o esporte, porém a
responsabilidade é do mesmo por qualquer acidente e deve constar em súmula.

09 - Caso a equipe não tenha goleiro reserva, a mesma deve apresentar outra
camisa de goleiro com número diferente de seus atletas registrados em súmula.

a) Se a equipe for utilizar um atleta já inscrito em sumula, como goleiro
reserva o mesmo só poderá atuar com camisa de cor diferente, mas com
a mesma numeração que se inscreveu anteriormente.


10 - O uso de bermuda térmica está condicionado a sua cor ser idêntica à cor
predominante do calção ou no caso de toda equipe se utilizar desta peça na
mesma cor, ainda que diferente da cor do calção, esta deverá ser uniformizada,
não importando quantos atletas utilizem na mesma equipe.

11 – Os atletas não poderão usar ataduras e esparadrapo por fora das meias
para segurar as caneleiras, exceto se for da cor dos mesmos.

12 – É obrigatório aos atletas postados no banco de reservas usarem coletes,
inclusive para o aquecimento e com cores diferentes das camisas das equipes,
devendo ter cor única para todos os atletas. Os coletes não devem ser iguais ao
da equipe adversária.

UNIFORME DA COMISSÃO TÉCNICA

01 – Os componentes da comissão técnica para permanecerem no banco de
reservas, devem estar vestidos com calça ou agasalho, camisa com mangas ou
similares, sapato, tênis ou chuteira apropriados. Quando da utilização de
bermuda, esta deverá ser representativa (LOGO) de sua equipe



REGRA 05

TEMPO DE JOGO E CATEGORIAS

01 – O Futebol 7, compreenderá as seguintes categorias, Masculinas e
Femininas e seus tempos de jogo, divididos em dois períodos iguais.

• Até 13 anos dois tempos de 15 minutos
• De 14 a 15 anos, tempos de 20 minutos
• Acima de 18 anos, tempos de 25 minutos


02- Para efeito de distinção dos limites das categorias especificadas acima, será
considerada a idade completada no ano da competição.

03 - Para as categorias Sub 07, Principal, Veterano e Máster a idade deverá ser
completada antes da inscrição do atleta na competição.

04 - Cabe somente aos árbitros marcarem o tempo do jogo.

05 - Todos os jogos devem ter um intervalo de no máximo 10 minutos.

06 - Um pedido de tempo técnico por período pode ser solicitado pelas equipes,
o capitão deve pedir a um dos árbitros e o técnico somente ao representante.

07- A duração do tempo técnico é de 01 minuto sendo concedido na próxima
paralisação da partida, que será acrescido ao término do período.

08 - Quando do pedido de tempo técnico, as equipes devem se reunir dentro de
sua área de meta, sendo permitida somente a entrada em campo do técnico e do
massagista, nesta paralisação o árbitro deve informar se solicitado, o tempo de
jogo, apenas ao capitão da equipe.


09 - Toda paralisação por motivo de contusão, ou outro qualquer, deve ser
acrescida ao final do período, sempre a critério dos árbitros.
Obs: Quando do acréscimo na partida, os Árbitros deverão indicar para o
Representante do jogo, o tempo que será acrescido próximo ao final de
cada período e este comunicará o Técnico das equipes, caso a equipe
não possua, o capitão deverá ser informado por um dos Árbitros.

10 - O tempo de jogo, em qualquer dos períodos, deve ser prorrogado para a
execução de uma penalidade máxima ou cobrança de Shoot Out.

11 - O tempo da prorrogação para efeito de desempate, não poderá ser maior do
que 10 minutos em todas as categorias, sendo dividido em 02 períodos de 05x05
minutos sem intervalo, apenas com mudança de lado das equipes, continuando
valendo as somatórias de infrações individuais e coletivas, além de todos os
cartões disciplinares.

12 - Caso o pedido de tempo técnico não seja utilizado no segundo período,
poderá ser solicitado na prorrogação, se houver.

13 - Em ocasiões excepcionais, poderão ser colocados placares públicos, porém
quem determina o tempo de jogo é o cronômetro do árbitro.

ADENDOS:
1 - Determinadas partidas poderão ser realizadas com tempo diferenciado, a
pedido da transmissora de TV, podendo ser paralisado por 02 minutos, aos 12 de
cada período, mas sem solicitação de tempo pelas equipes durante sua
realização.
2 - Nas categorias Sub 07 e Sub 09, os atletas não deverão ser advertidos com
cartões disciplinares, sendo que em casos graves, poderá o arbitro solicitar ao
Técnico da equipe, sua imediata substituição. O atleta será considerado excluído
da partida, mas poderá permanecer no banco de reservas.16


REGRA 06

INÍCIO DO JOGO

01 - Para o início do jogo, a escolha de campo ou pontapé inicial deve ser feito
por um sorteio utilizando-se uma moeda, o vencedor cabe à escolha do lado que
irá defender, e a equipe perdedora do sorteio terá direito a saída de bola. A
utilização do banco de reservas deve ser do lado que a equipe defende.
Obs: Caso haja prorrogação da partida, devido a regulamento da
competição, será realizado novo sorteio conforme descrição acima.

02 - A partida terá inicio, após autorização do árbitro, quando um atleta
movimentará a bola, que deve estar imóvel no centro do campo, em direção ao
campo contrário.
a) Todos os atletas devem estar em seu campo de defesa, sendo que os do
quadro contrário àquele com a posse de bola, devem ficar atrás da linha de
saída.
b) Depois de consignado um gol, a partida será reiniciada da mesma forma por
um atleta da equipe que o sofreu.
c) Após o intervalo as equipes trocam de lado e o reinicio será efetuado pela
equipe contrária àquela que saiu no primeiro período.
d) Caso não ocorra a inversão, quando da descoberta, a partida deve ser
interrompida somente na consignação de gol ou de lateral. No caso de consignação de gol, as equipes trocam de lado, e reinicia a partida com a saída de bola, pela equipe que o sofreu. No caso de arremesso lateral, as equipes trocam de lado, e reinicia  a partida na linha central, pela equipe que estava de posse de bola em arremesso lateral. E tudo que ocorreu, até então, terá validade.
e) Caso não ocorra a troca de lado dos atletas postados nos bancos de reservas, a partida não deve ser interrompida para a regularização.

03 - Quando das bolas de início e reinício de jogo, ou após marcação de um gol,
o atleta deve colocar a bola em jogo, no máximo, em 05 segundos, caso
contrário será punido com infração pessoal, porém, sem perder a posse de bola.

04 - Por qualquer infração a esta regra a saída será repetida.17


REGRA 07

CONDIÇÕES DE JOGO E FORA DE JOGO

01 - A bola está fora de jogo quando:
a) Ultrapassar completamente, pelo alto ou pelo solo, as linhas demarcatórias
do campo de jogo.
b) A partida for interrompida pelo árbitro.
c) Tocar na rede superior, quando ocorrer executa-se arremesso lateral.

02 - A bola está em jogo em todas as outras ocasiões, inclusive:
a) Se bater nas traves;
b) Se bater no árbitro, este postado dentro do campo de jogo;
c) Enquanto se espera uma decisão do árbitro por uma suposta infração.
OBS: As linhas demarcatórias do campo pertencem à sua superfície, caso a bola
corra sobre a linha, estará em jogo.

03 - Em uma paralisação temporária, desde que a bola não tenha ultrapassado
os limites do campo, a partida deve ser reiniciada com “bola ao chão” no local
onde esta se encontrava no momento da paralisação.
a) Se dentro da área de meta, deve ser executado na intersecção das linhas
frontal e lateral da mesma. A bola será considerada em jogo assim que tocar
no solo.
b) Após sua execução, caso a bola saia de campo sem ter sido tocada por
qualquer atleta, repete-se o lance.
c) Os atletas envolvidos na execução não podem tocar na bola enquanto esta
não tocar no solo. Caso ocorra, repete-se o lance.
d) Caso um atleta cometa qualquer ato de indisciplina, este deve ser advertido
disciplinarmente de acordo com a infração cometida, e repete o lance.
e) Todos os atletas não envolvidos na execução devem estar a uma distância
mínima de 5m da bola.

04 - Quando da participação de qualquer elemento estranho, a partida é
considerada interrompida e nada mais terá validade, somente os atletas em jogo
e os árbitros, não serão considerados como elemento estranho.18
a) Caso ocorra com a bola em jogo a partida deve ser paralisada para sua
remoção e reiniciada com “bola-ao-chão” no local onde este tocou a bola.
b) Se dentro da área de meta, deve ser executado na intersecção da linha
frontal e lateral desta.
c) Quando na cobrança de uma penalidade máxima ou cobrança de Shoot Out,
repete-se a cobrança.

05 - Caso um atleta ou Integrante da Comissão Técnica, estes postados no
banco de reservas, entrarem no campo e impedir ou tentar impedir a marcação
de um gol, este deverá ser expulso do campo e a partida reiniciada com um Tiro
Livre a ser cobrado no local onde ocorreu, se dentro da área de meta o Tiro será
executado na intersecção da linha frontal e lateral da mesma. Exceto nas
cobranças de penalidade máxima ou Shoot Out, que deverão ser executados
novamente.19

REGRA 08

SOMA DE GOLS


01 - A não ser quando das exceções previstas nas regras da modalidade, o gol é
válido quando a bola ultrapassar inteiramente a linha de fundo, entre os postes
de meta e a barra transversal, contanto que não seja levada, lançada ou
intencionalmente golpeada com a mão ou o braço por atleta do quadro atacante.
a) Caso nenhum gol seja marcado, ou ambas as equipes somem igual número
de gols, a partida é considerada empatada.
b) Caso uma das equipes consigne maior número de gols, esta é considerada a
vencedora da partida.
c) Esta regra define o único meio pelo qual uma partida pode ser considerada
ganha ou empatada. Não existem variações para o caso.
d) Nenhum gol pode ser validado diretamente de arremesso do goleiro, ainda
que a bola toque no solo fora da área de meta, mesmo com a participação do
goleiro adversário, este postado dentro de sua própria área de meta.
OBS: Quando isto ocorrer deve ser concedido arremesso de canto em favor
da equipe adversária.
e) Nenhum gol pode ser validado diretamente de início e reinício de jogo ou
após a marcação de um tento, e de tiro de meta, ainda que a bola toque no
solo fora da área de meta.
OBS: Quando isto ocorrer a partida deve ser reiniciada com tiro ou
arremesso de meta em favor do adversário.
f) O goleiro após defesa, ao repor a bola em jogo, permitir que a mesma
ultrapasse inteiramente a linha de fundo entre os postes e o travessão de sua
meta, o gol será considerado valido. 20


REGRA 09

INFRAÇÕES

01 - As transgressões subordinadas a esta regra estão divididas em:
 Infrações Técnicas.
 Infrações Disciplinares.
 Infrações Pessoais.

► INFRAÇÕES TÉCNICAS

01 - Estará cometendo Infração Técnica o atleta que:
a) Dar ou tentar dar pontapés.
b) Calçar adversário, derrubar ou tentar, usando as pernas ou se agachando na
frente ou por trás dele.
c) Pular ou se atirar sobre o adversário.
d) Trancar adversário por trás.
e) Trancar adversário de maneira violenta ou perigosa.
f) Bater ou tentar fazê-lo.
g) Segurar adversário ou impedi-lo de ação com qualquer parte do braço.
h) Empurrar adversário com auxílio das mãos ou dos braços.
i) Lançar cusparada em pessoa interveniente da partida.
j) Carrinho: (Projetar-se de forma deslizante ao solo na disputa de bola com a
participação de outro atleta na jogada).
PENALIDADE: Tiro livre em favor do adversário no local da infração ou na marca
de pênalti se cometida dentro da área de meta da equipe infratora.

02- Toda infração técnica acumula em súmula infração individual e coletiva.

► INFRAÇÕES DISCIPLINARES:
01 - Estará cometendo Infração disciplinar o atleta que:
a) Incorporar-se ou reincorporar-se à sua equipe depois de reiniciada a partida
sem se apresentar ao árbitro ou dele receber ordem para tanto.
b) Infringir persistentemente as regras do jogo.
c) For culpado de conduta indisciplinar.
d) Demonstrar por palavras ou atos divergências das decisões do árbitro.
e) Usar de táticas antidesportivas.
f) Trocar seu número de camisa sem avisar ao representante ou ao árbitro.
g) Discutir com o público, oficiais, companheiros ou adversários.
h) Entrar no campo para ministrar instruções.21
i) Tirar a camisa por completo em qualquer momento da partida.
j) Fazer uso de álcool ou tabaco no campo de jogo.
k) Retardar propositadamente o reinício do jogo ao se afastar ou deixar a bola
passar, quando de uma interrupção da partida.

PENALIDADES:

COM A BOLA EM JOGO: Se o árbitro paralisar a partida,
obrigatoriamente aplicará o cartão disciplinar e será considerada como
infração técnica.
Anota-se em súmula infração individual e coletiva.
Tiro livre direto em favor a equipe adversária no local onde se encontrava
o infrator no momento da paralisação.
Se dentro de sua própria área de meta, o Tiro Livre será cobrado na
intersecção das linhas frontal e lateral da mesma.

OBS: Caso o atleta saia do campo momentaneamente para cometer a
infração, o Tiro Livre será efetuado no local onde a bola se encontrava,
se dentro de sua própria área de meta, esta será realizada na
intersecção das linhas frontal e lateral da mesma.

COM A BOLA FORA DE JOGO: O árbitro dará a advertência que julgar
necessária.
Anota-se em súmula infração individual e coletiva até a 5ª infração.
Reinicia o jogo no local onde a bola encontrava-se.

02 - COMPONENTES DO BANCO DE RESERVAS:

As infrações para atletas somam como individual e coletiva, para
membros da comissão técnica somente coletiva.
As infrações, após a 5ª coletiva, quando dos atletas somam apenas
como individual, além de passíveis de punições maiores.
PENALIDADE: Se a partida for paralisada, o arbitro aplicará obrigatoriamente o
cartão disciplinar aos componentes do banco de reservas e deve ser reiniciada
com tiro livre em favor do adversário no local onde se encontrava a bola no
momento da paralisação, se dentro da área de meta do infrator, na intersecção
da linha frontal e lateral desta.

03 - Ficam estabelecidos os seguintes cartões disciplinares e suas penalidades:
a) CARTÃO AMARELO – O atleta advertido é substituído imediatamente, e
deve deixar o campo de jogo pela zona de substituição, permanecer no
banco de reservas, podendo retornar somente após 02 minutos
cronometrados de bola em jogo.22
Será obrigatória a aplicação do CARTÃO AMARELO nas seguintes
situações:
1) Segurar o atleta adversário quer pela camisa, quer por qualquer parte do
corpo, acintosamente, com objetivo de interromper a jogada;
2) Usar deliberadamente e acintosamente a mão cortando a trajetória da
bola;
OBS. Caso a bola toque ou bata na mão do atleta e o mesmo obtenha vantagem
no lance, o Árbitro marcará a infração, concedendo tiro livre contra sua equipe
porem não deverá aplicar o cartão disciplinar.
3) Praticar falta por trás no adversário;
4) Aplicar o carrinho, ou seja, lançar-se pelo solo com 01 ou os 02 pés de
maneira deslizante estando o adversário de posse ou na disputa da bola;
5) Impedir, tentar impedir ou dificultar a cobrança de um tiro livre ou
arremesso contra sua equipe;
6) Sendo goleiro, intervir fora de sua área de meta com as mãos.
OBS.: Caso seja uma situação clara de gol o goleiro deverá receber o cartão
vermelho.
7) O atleta que ao comemorar um gol, retirar a camisa por completo ou
ainda, fazer gestos provocantes aos adversários ou torcedores.
b) CARTÃO VERMELHO - O atleta é expulso e deverá deixar o campo pela
zona de substituição, não poderá permanecer no banco de reservas, sendo
substituído por outro atleta após 02 minutos cronometrados. Seu substituto
somente poderá entrar no campo com a bola fora de jogo, com a posse de
bola de sua equipe e após receber autorização do Árbitro.
1) O atleta que impedir intencionalmente, por meios ilegais, cometendo
qualquer infração à regra, que um jogador em plena condição de
assinalar um gol, conclua a jogada deverá ser EXPULSO da partida.

04 - Aos componentes do banco de reservas quando expulsos, deverão deixar o
campo de jogo imediatamente.

05 - Os cartões disciplinares aplicados no intervalo da partida não acumulam
infrações coletivas.23

06 - O atleta reincidente da mesma infração passível de cartão disciplinar,
quando já advertido anteriormente, deve ser expulso do campo de jogo.

07 - Todo cartão disciplinar deve constar em súmula como individual e coletiva
até a 5ª infração.

08 - Quando da aplicação de outros cartões provenientes da mesma infração,
deverá observar este procedimento:
Para o mesmo atleta, somente anota o cartão na súmula.
Para os demais membros da equipe, anota os cartões acumulando
individual e coletiva até a 5º infração.

09 – Os atletas que cometerem 05 infrações individuais serão desqualificados,
devendo deixar o campo pela zona de substituição, podendo ser substituído
imediatamente.

10 – As equipes que cometerem 05 infrações técnicas por período sofrerá um
Shoot Out a cada infração posterior, sendo estas zeradas ao final do período.
a) A equipe beneficiada sairá com a bola na linha de saída do campo da
equipe infratora e todos os demais atletas deveram estar atrás da linha
de saída do campo contrario à cobrança, com exceção do goleiro da
equipe infratora que deverá estar com parte dos seus pés em cima da
linha de gol.
b) Após a autorização do arbitro para a cobrança, o executor deverá colocar
a bola em jogo em no máximo 05 segundos.
Penalidade: Reversão em lateral no ponto mais próximo do local onde a
bola se encontrava.
c) Caso o goleiro da equipe infratora seja advertido com Cartão Disciplinar
na execução do Shoot Out, este deverá cumprir as determinações da
regra.
d) Todos os demais atletas somente poderão avançar na jogada após o
executor tocar na bola. 24
Obs.: Caso um ou mais atletas que não estejam participando do Shoot
Out, invada o espaço de 10m anterior à linha de saída do cobrador antes que
este toque na bola, o Árbitro retardara a cobrança e punira o infrator conforme
julgar necessário, somente após restabelecido posicionamento autorizara sua
cobrança.

11 - Caso haja prorrogação em uma partida, o numero de infrações coletivas e
individuais do 2º período não serão zeradas.
► INFRAÇÕES PESSOAIS:
01 - Estará cometendo infração pessoal o atleta que:
a) Tocar na bola sem estar devidamente uniformizado.
b) Usar expressão verbal e/ou gestual para iludir o adversário.
c) Sendo o goleiro, após a defesa, soltar a bola e tocá-la novamente sem que
tenha sido tocada por qualquer outro atleta.
d) Sendo o goleiro, postado fora de sua área de meta, receber a bola de seus
companheiros, a conduzir para dentro de sua área e pegá-la com as mãos.
e) Sendo o goleiro, com domínio da bola, conduzi-la para fora de sua área,
retornar e pegá-la com as mãos.
f) Sendo o executor de arremesso lateral, de canto, de goleiro, tiro livre ou tiro
inicial, tiro ou arremesso de meta, tocar na bola antes que outro atleta o faça.
g) Obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo sua
movimentação, exceto o goleiro caído dentro de sua área de meta.
h) Obstruir intencionalmente o goleiro sem posse ou domínio da bola ou
interpor-se de modo a obstruir as pretensões deste em relação a cobrança
de infração.
i) Levantar os pés para chutar com o calcanhar e levar perigo a adversário
próximo à jogada.
j) Chutar com a sola dos pés tendo adversário próximo à jogada, solada.
k) Levantar os pés na altura do busto, cabeça ou costas de adversário próximo.
PENALIDADE: Tiro livre em favor do adversário no local da infração, exceto se
dentro de sua própria área de meta, quando deve ser executado na intersecção
das linhas frontal e lateral desta, no local mais próximo de onde ocorreu.
l) Lançar a bola na área de meta adversária, quando do tiro ou arremesso de
meta, sem que toque antes no solo ou em qualquer outro atleta.
PENALIDADE: Reversão em tiro ou arremesso de meta em favor do
adversário.25
m) Sendo o goleiro, permanecer de posse ou domínio da bola dentro de sua
área de meta por mais de 05 segundos.
PENALIDADE: Lateral em favor do adversário na direção da linha frontal.
n) Sendo o goleiro, com a bola em jogo, arremessar, rebater ou chutar a bola na
área adversária, de sua própria área, sem que toque antes no solo ou em
qualquer outro atleta.
OBS: Quando do arremesso do goleiro com a bola em jogo, o mesmo poderá
colocar as mãos fora da área de meta.
PENALIDADE: Reversão de posse de bola em favor do adversário, que deve ser
executada, obrigatoriamente, pelo goleiro com as mãos.
o) Sendo o goleiro com a bola em jogo, recebe-la com as mãos de seus
companheiros que não tenha sido jogada com a cabeça ou de forma
involuntária. A jogada com a cabeça não pode ser forçada “Anti-Jogo”.
Ex.: no arremesso de meta o goleiro joga a bola para o atleta que a devolve.
PENALIDADE: Tiro livre em favor do adversário no local onde o atleta que
recuou a bola se encontrava.
Se de dentro da área de meta, cobrar na intersecção da linha frontal e
lateral desta.
Se de arremesso lateral, reversão em arremesso lateral, que será
cobrado na direção da linha frontal de sua área.
Se de arremesso de canto, reversão em arremesso lateral, que será
cobrado na direção da linha frontal de sua área.
p) Realizar substituição de forma contrária ao procedimento.
 Toda substituição deve ser efetuada dentro da zona de substituição.
 O substituído deve sair primeiro para, em seguida, entrar seu substituto.
PENALIDADE: A partida deve ser paralisada para refazer a substituição e
reiniciada com tiro livre em favor do adversário no local onde se encontrava a
bola no momento da paralisação. Se dentro da área do infrator, na intersecção
da linha frontal e lateral desta.26
q) Todo atleta encarregado de colocar a bola em jogo, no inicio e reinicio de
jogo ou após consignar um gol, de lateral, de arremesso de canto, de tiro ou
arremesso de meta, de tiro livre e de Penalidade Máxima ou Shoot Out, que
demorar mais de 5 segundos, será punido com infração pessoal.
02 - Toda infração pessoal acumula em súmula somente infração individual.27

REGRA 10
TIRO LIVRE
01 - Tiro Livre é aquele através do qual pode ser marcado um gol diretamente.
02 - Quando da execução de um tiro livre dentro da área de meta, os atletas
adversários devem permanecer fora desta, além de estarem pelo menos 5m de
distância da bola até a execução, sendo obrigatório que a bola saia da mesma
para ser considerada em jogo. Se cobrado pelo goleiro, não poderá atingir a área
de meta adversária diretamente.
03 - Quando da execução de tiro livre fora da área de meta, os atletas
adversários devem estar a pelo menos 5m de distância da bola, até a execução.
04 - Se qualquer atleta adversário penetrar na área de meta ou se aproximar a
menos de 5m da bola, antes que o atleta executor toque na bola, a execução
deve ser retardada para que se cumpra a regra.
05 - Toda cobrança deve ser executada, no máximo, em 05 segundos após
autorização. Caso contrário, a posse de bola deve ser revertida em arremesso
lateral em favor do adversário no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração.
06 - Se o atleta quando da cobrança de um Tiro Livre, chutar em direção a sua
própria meta e a mesma entrar diretamente, sem a participação de qualquer
outro atleta o gol não será valido, sendo revertido em arremesso de canto em
favor da equipe adversaria.
07 - Sem prejuízo de quaisquer outras disposições da presente regra, qualquer
tiro livre concedido a uma equipe dentro de sua própria área de meta pode ser
executado de qualquer ponto dentro da mesma.28

REGRA 11
PENALIDADE MÁXIMA
01 - Quando uma infração técnica é cometida dentro da área de meta do infrator,
sem prejuízo de quaisquer outras disposições das demais regras oficiais, deve
ser concedida uma penalidade máxima em favor do adversário, a qual deve ser
executada na marca correspondente.
a) A cobrança da penalidade máxima deve ser, obrigatoriamente, para frente e
todos os atletas, exceto aqueles envolvidos na cobrança, devem estar a uma
distância mínima de 5m atrás da linha da bola, podendo avançar após o
atleta encarregado ter desferido o chute.
b) O atleta executor deve ser claramente identificado antes da cobrança.
c) A cobrança deve ser executada, no máximo, em 05 segundos sendo o
executor passível de punição disciplinar, porém, sem perder a posse da bola.
d) O goleiro deve estar com parte dos pés sobre a linha de fundo, entre os
postes de meta, podendo movimentar-se lateralmente.
e) Caso o goleiro saia da posição correta e defenda o chute, deve ser repetida a
cobrança. No mesmo caso, se a bola entrar na meta o gol é valido.
f) Caso haja irregularidade por parte do quadro defensor e não tenha resultado
em gol, deve ser repetida a cobrança.
g) Caso haja irregularidade por parte do quadro atacante e resulte em gol, deve
ser repetida a cobrança.
h) Quando da cobrança da penalidade máxima, durante o jogo, se a bola bater
na trave ou no árbitro, este postado dentro do campo, o atleta executor não
poderá tocar na bola antes que outro o faça.
i) O pênalti é considerado como um tiro livre.29
REGRA 12
ARREMESSO LATERAL
01 – O arremesso lateral será cobrado quando a bola ultrapassar inteiramente as
linhas laterais, pelo solo ou pelo alto, e deve ser colocada em jogo do local onde
saiu em qualquer direção, por atleta adversário daquele que a tocou por último.
a) O executor, no momento do arremesso, deve estar fora e de frente para o
campo, podendo ter parte dos pés sobre a linha.
b) O atleta deve usar ambas as mãos, executando o arremesso de forma que a
bola venha de trás do seu corpo, passando sobre sua cabeça. A bola estará
em jogo assim que ultrapassar as linhas laterais do campo.
c) Caso a bola seja arremessada de forma irregular, deve ser concedida
reversão em favor do adversário.
d) De arremesso lateral não pode ser consignado um gol diretamente, mesmo
com a participação do goleiro adversário em qualquer circunstância, desde
que este esteja dentro de sua área de meta, sendo concedido arremesso de
canto em favor do adversário.
e) Caso não haja participação do goleiro, o reinicio deve ser com tiro ou
arremesso de meta em favor do adversário.
f) Caso o atleta coloque a bola diretamente em sua própria meta, mesmo com
a participação do goleiro em qualquer circunstância, desde que este esteja
dentro de sua área, deve ser concedido arremesso de canto ao adversário.
g) Caso o goleiro jogue a bola intencionalmente dentro de sua própria meta o
gol deve ser valido.
02 - O tempo máximo para a execução de um arremesso lateral deve ser de 05
segundos após autorização, caso ultrapasse este tempo, será concedido
reversão em favor ao adversário.
03 - Os atletas adversários do executor do arremesso lateral, não podem se
aproximar a menos de 5m da bola, até que esta esteja em jogo.30
REGRA 13
TIRO E ARREMESSO DE META
01 – Será concedido tiro ou arremesso de meta quando a bola ultrapassar
inteiramente as linhas de fundo, pelo solo ou pelo alto, com exceção da parte
compreendida entre os postes de meta, tendo sido tocada ou jogada por último
por atleta da equipe atacante, à equipe adversária.
02 - O tiro de meta deve ser executado com a bola parada por qualquer atleta
com os pés. O arremesso de meta deve ser executado pelo goleiro,
obrigatoriamente com as mãos, ambos de qualquer ponto de sua área de meta,
sendo que a bola entra em jogo tão logo ultrapasse as linhas da área de meta.
a) Quando das cobranças a bola não poderá atingir a área de meta adversária
sem que antes toque no solo ou em qualquer atleta.
b) É válido o arremesso de meta, mesmo quando o goleiro colocar as mãos
para fora da área, considerando a posição de seus pés que podem estar
parcialmente sobre a linha. Neste caso a bola entra em jogo tão logo saia de
suas mãos.
03 - Quando do tiro ou arremesso de meta os atletas adversários devem estar,
fora da área de meta e, no mínimo, a 5m de distância da bola até que seja
executada a cobrança e a bola tenha saído da área.
04 - O tempo máximo para execução de tiro ou arremesso de meta é de 05
segundos, após autorização, caso ultrapasse este tempo, será concedido
reversão de posse de bola em lateral, a favor do adversário, na direção da linha
frontal da área.31
REGRA 14
ARREMESSO DE CANTO
01 – Será concedido arremesso de canto quando a bola ultrapassar inteiramente
as linhas de fundo, pelo solo ou pelo alto, com exceção da parte compreendida
entre os postes de meta, após ter sido tocada ou jogada por último por atleta da
equipe defensora, à equipe adversária.
a) O executor, no momento do arremesso, deve estar na interseção das linhas
lateral e de fundo, fora e de frente para o campo, podendo ter parte dos pés
sobre as linhas demarcatórias.
b) O atleta deve usar ambas as mãos, executando o arremesso de forma que a
bola venha de trás do seu corpo, passando sobre sua cabeça. A bola está
em jogo tão logo ultrapasse as linhas demarcatórias do campo.
c) Caso a bola seja arremessada de forma irregular, deve ser concedida
reversão em tiro ou arremesso de meta a favor do adversário.
d) Caso o atleta arremesse a bola diretamente em sua própria meta, mesmo
com a participação do goleiro em qualquer circunstância, desde que este
esteja dentro de sua área, deve ser concedido arremesso de canto ao
adversário.
e) Caso o atleta arremesse a bola diretamente na meta adversária, o gol não é
válido e o reinicio deve ser com tiro ou arremesso de meta em favor a equipe
adversária.
f) Caso o goleiro jogue a bola intencionalmente dentro de sua própria meta o
gol deve ser validado.

02 - O tempo máximo para execução do arremesso de canto será de 05
segundos após autorização, caso ultrapasse este tempo, será concedido
reversão em tiro ou arremesso de meta a favor do adversário.

03 - Os atletas adversários do executor do arremesso não podem se aproximar a
menos de 5m da bola, até que esta esteja em jogo.

04 - Havendo qualquer outra infração, o arremesso deve ser repetido.32

REGRA 15

ÁRBITRO / OFICIAIS DE ARBITRAGEM VANTAGEM

Este é o item mais importante das Regras Oficiais, o qual o árbitro tem a
obrigação de fazer cumprir, dando oportunidade para que nunca seja beneficiado
o infrator. Entretanto, uma vez não aproveitada a vantagem, a infração não deve
ser assinalada, mas o infrator deve ser advertido na primeira paralisação.

UNIFORME DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM

01 - O uniforme dos árbitros consiste de: camisa de meia manga ou manga
comprida oficializada pela Confederação ou suas Federações, bermuda, meias
de cano longo e tênis ou chuteira apropriados de cor preta.
02 - Se a cor da camisa dos atletas for idêntica a dos árbitros, estes devem usar
camisas de cores diferentes, permanecendo inalteradas as outras peças.
03 - O uniforme do representante consiste de: camisa de meia manga ou manga
comprida oficializada pela confederação ou suas federações, bermuda ou calça
escura, meias de cano longo e tênis ou chuteira apropriados de cor preta.
04 – Os oficiais de arbitragem devem usar distintivo da entidade a que estiverem
vinculados. É recomendado o uso dos distintivos da entidade máxima nacional
ou internacional.
05 - Para todas as categorias, os responsáveis pelo controle da partida são três
Oficiais de Arbitragem, sendo dois árbitros e um representante. A principal
responsabilidade cabe aos árbitros, os quais dirigem o jogo dentro do campo e
são autoridades máximas da partida, tendo ambos os mesmos poderes.

OBS: Em casos excepcionais e determinados pela entidade oficial poderão ser
utilizados o 4º oficial de arbitragem, visando o melhor andamento do jogo.33

DEVERES DOS ÁRBITROS

01 - Aplicar as regras e decidir quaisquer divergências oriundas da prática do
Futebol 7. Suas decisões em matéria de fato são finais, desde que se relacionem
com o resultado da partida. Suas funções começam no momento de sua entrada
no campo onde será realizada a partida e terminam com a entrega do seu
relatório à entidade a que estiver vinculado.
02 - A partir da autorização para início do jogo, seu poder de penalização é
extensivo às infrações cometidas mesmo quando temporariamente suspenso.
03 - Anotar todas as ocorrências da partida em seu relatório e fazer a entrega do
mesmo a quem de direito, no prazo estabelecido, após a realização do jogo.
04 - Interromper o jogo em virtude de qualquer infração das regras. Suspender a
partida por motivo de más condições atmosféricas, interferência de espectadores
ou de qualquer outra causa que imponha tal medida, sempre que seu critério
assim julgar conveniente. O tempo para reiniciar a partida, devido a intempéries
ou outras paralisações, será de 30 minutos no máximo, neste caso, deve relatar
o ocorrido com precisão, observando o prazo estipulado para a entrega do
mesmo a quem de direito.
05 - Advertir qualquer participante culpado de procedimento irregular ou atitude
incorreta e, na reincidência, impedi-lo de continuar na partida.
06 - Impedir a entrada no campo, sem sua autorização, de qualquer pessoa além
dos atletas.
07 - Expulsar, sem prévia advertência, qualquer pessoa interveniente da partida,
culpado por conduta violenta e intencional à integridade física de outrem, por
atitudes atentatórias a moral ou por conduta antidesportiva.
08 – Marcar o tempo de jogo e autorizar o reinicio do jogo depois de todas as
interrupções.
09 - Ao marcar uma infração, solicitar ao representante o respectivo registro em
súmula do atleta infrator.
10 - Ter aferida a distância de 5m em passos, pois somente ao árbitro cabe
autoridade para estabelecer a distância regulamentar.34
11 - Não concordar com propostas para alterar as Regras Oficiais.
12 - Inspecionar e aprovar o aparelhamento da partida, equipamento dos atletas
e as condições do campo de jogo antes ou nos intervalos das partidas ou quando
neste sentido for solicitado por quem de direito.
13 - Usar de quaisquer meios disponíveis para interromper a partida no caso do
apito falhar ou não ser ouvido em determinadas fases do jogo.
14 - Decidir se a bola escolhida corresponde às exigências oficiais.
15 - MECÂNICA DE ARBITRAGEM - O árbitro deve acompanhar o jogo,
correndo por toda a extensão do campo, sempre próximo da jogada para não
permitir dúvidas nas marcações.
Pode eventualmente, trocar a diagonal ou o lado, desde que com bola fora de
jogo e um dos oficiais esteja sempre próximo ao representante.
No pedido de tempo e final de partida, deve se postar no centro do campo.
16 - Um dos Oficiais será chefe de equipe, designado no ato da escalação, ao
qual cabe a responsabilidade determinada pelo Departamento de Oficiais.

DEVERES DOS REPRESENTANTES

01 - Manter par de plaquetas numeradas de 01 a 05, com suporte de sustentação
para as mesmas, com a finalidade de anunciar infrações coletivas e informar
acréscimo ao tempo regulamentar.
Estas devem ter o fundo branco, números 01 a 04 em preto e 05 em vermelho, e
medir 15 x 30 cm.
Pode ser utilizado equipamento similar, desde que aprovado pela entidade.
02 - Manter duas bandeirolas de cor verde, medindo 20 x 15 cm, com haste de
30 a 50 cm, as quais devem ser fixadas no mesmo suporte das plaquetas
quando do pedido de tempo das equipes. Pode ser utilizado equipamento similar,
desde que aprovado pela entidade.
03 - Colocar no lado do campo que a equipe defende a cada infração coletiva,
em local adequado e visível a ambos os lados, a plaqueta correspondente à
infração. Quando da 5ª infração coletiva, a plaqueta deve ser mantida até o final
do período.35
04 - Colocar as bandeirolas, no lado do campo que a equipe defende, quando do
pedido de tempo técnico e deixar até o final de cada período.
05 - Preencher a súmula com cores diferentes de caneta em cada período.
06 - Utilizar placar eletrônico, quando houver, cronômetro e apito de silvo
diferente ao dos árbitros.
07 - Avisar ao árbitro quando da 4ª infração individual do atleta e da 5ª infração
coletiva da equipe.
08 - Marcar o pedido de tempo técnico das equipes.
09 - Cronometrar as punições dos cartões disciplinares.
10 - Auxiliar os árbitros, quando do retorno dos atletas dos cartões disciplinares e
substituições.
11 - Conduzir, preencher sem rasuras, zelar e devolver a súmula de jogo.


REGRA 16

DESEMPATE DECISÃO POR PENALIDADE MÁXIMA

01 - A disputa de penalidades máximas deve ser em número de 03 (três) para cada
equipe, executadas alternadamente, Permanecendo o empate, as cobranças
devem ser alternadas por equipe, até que uma obtenha vantagem sobre a outra.

02 - Qualquer atleta registrado em súmula poderá participar das penalidades,
havendo obrigatoriedade de troca para as cobranças.

03 - O atleta cumprindo punição por cartão disciplinar não poderá participar das
penalidades, nem mesmo permanecer no campo de jogo durante as cobranças.

04 - Quando da decisão por penalidades, todos os membros da comissão técnica
e os atletas não envolvidos na cobrança devem se postar atrás da linha central,
conforme ilustração.

05 - A cobrança deve ser executada no máximo em 5 segundos após
autorização, caso ultrapasse a equipe perderá a cobrança.

06 - Os Atletas participantes da cobrança da Penalidade Máxima que não estiver
devidamente uniformizado conforme Regra 04, quando tocar na bola:
a) Sendo o Executor, será desqualificado, e sua equipe perderá a cobrança.
b) Sendo o Goleiro, será desqualificado e repetira a cobrança.

07 - Prevalecerão para quaisquer irregularidades os dispostos da regra 11.
Procedimentos:
a) Na decisão por penalidade máxima, o árbitro
chefe de equipe (1) deve verificar o
posicionamento dos atletas, postado na linha
frontal da área de meta, de frente para a
cobrança e deverá cronometrar os 05
segundos, enquanto ao segundo árbitro (2)
cabe fiscalizar a ação do goleiro e a meta,
posicionado na linha de fundo e na diagonal
do primeiro.
b) Se houver invasão dos atletas e membros da
comissão técnica, não participantes da
cobrança da equipe atacante, e o tiro resultar
em gol, será cobrado novamente.
c) Se for da equipe defensora, e o tiro não
resultar em gol, será cobrado novamente.37

DECISÃO POR SHOOT OUT

01 – As cobranças devem ser em número de 03 (três) para cada equipe,
executadas alternadamente, permanecendo o empate, as cobranças devem ser
alternadas por equipe, até que uma obtenha vantagem sobre a outra.

02 - Qualquer atleta registrado em súmula poderá participar do shoot out,
havendo obrigatoriedade de troca para as cobranças.

03 - O atleta cumprindo punição por cartão disciplinar não poderá participar das
cobranças, e nem permanecer no campo de jogo.

04 - Os membros da comissão técnica e os atletas não envolvidos na cobrança
devem estar atrás da linha de saída do meio campo contrário.

05 - A bola deve ser colocada em qualquer lugar da linha de shoot out e o goleiro
adversário se postar sobre a linha de fundo, entre os postes de meta.

06 - Após autorização, o executor terá 05 segundos para chutar a bola ao gol,
podendo movimentá-la livremente em qualquer direção dentro do limite de
tempo.

07 - Ao final dos 05 segundos, caso o executor tenha efetuado o chute e a bola
estiver em direção ao gol, o lance será válido até o término de sua trajetória
mesmo se a bola bater nas traves ou no goleiro antes de entrar no gol.

08 - Quando da autorização, o goleiro pode se movimentar em qualquer direção
e defender a bola com as mãos dentro da área de meta ou com os pés fora dela.

09 - Caso o goleiro pratique qualquer infração dentro ou fora da área ou execute
uma defesa com as mãos fora da área, deve ser desqualificado, substituído e
sua equipe punida com uma cobrança de penalidade máxima.
OBS: Qualquer atleta poderá cobrar esta penalidade.

10 - Caso o atleta executor cometa uma infração, deve ser desqualificado e sua
equipe punida com a perda da cobrança.

11 - Nestes casos não deve ser aplicado cartão disciplinar, basta comunicar aos
capitães das equipes a infração e a desqualificação do atleta.38

12 - Os Atletas participantes da cobrança do Shoot Out que não estiver
devidamente uniformizado conforme Regra 04, quando tocar na bola:
c) Sendo o Executor, será desqualificado, e sua equipe perderá a cobrança.
d) Sendo o Goleiro, será desqualificado e repetira a cobrança.
Procedimentos:
a) Na decisão por shoot out, um dos árbitros (a)
deve ser responsável pela autorização e
marcação do tempo, postado na linha de
saída e de costas para a meta, enquanto ao
outro (b) cabe fiscalizar a cobrança e
confirmar o gol, posicionado na linha frontal da
área, de frente para o campo e na diagonal do
primeiro e ambos deverão fiscalizar a invasão.
b) Se houver invasão dos atletas e membros da
comissão técnica, não participantes da
cobrança da equipe atacante, antes do árbitro
encerrar o tempo, e o shout out resultar em
gol, será cobrado novamente.
c) Se for da equipe defensora, e o shoot out não
resultar em gol, será cobrado novamente.39

ANEXO I - CÓDIGO DE SINAIS 40

ANEXO II - MANUAL DE PADRONIZAÇÃO E PROCEDIMENTOS DE OFICIAIS


1. No ato de sua escalação, verifique data, local e horário da partida. Não
conhecendo o local, informe-se sobre o melhor itinerário.

2. Chegue ao local da partida 30 minutos antes do horário da tabela, familiarizese com o ambiente, apresente-se ao responsável do complexo, providencie
estacionamento e vestiário.

3. Ambos os árbitros tem os mesmos poderes, porém, se houver discordância
quanto às marcações prevalecerá sempre a decisão do chefe de equipe.

4. Procure saber a cor do uniforme das equipes para evitar atrasos caso sua
camisa seja de cor idêntica.

5. Inspecione o campo de jogo 15 minutos antes do início da partida:
Verifique as marcações do campo, os postes das metas e os bancos de
reservas.
Examine as redes e verifique se estão firmes e se as aberturas não
permitem a passagem da bola.
Certifique-se de que haja mesa e cadeira em local adequado ao
representante e delegado.

6. O delegado da partida, devidamente autorizado, pode utilizar a cadeira ao
lado do representante.

7. Antes de iniciar a partida, examine as bolas e verifique se estão em
condições de jogo.
Escolhida a bola do jogo, as demais deverão ficar junto à mesa do
representante, ou fora do campo.
Somente pode ser utilizada a bola oficial da entidade sob cuja jurisdição
estiver sendo realizada a partida.
Esta recomendação serve, inclusive, para o aquecimento no campo de
jogo.

8. Observe quais atletas serão os goleiros. Não permita que outro atleta tenha
os privilégios destes.

9. Nunca inicie uma partida com menos de 07 atletas e nem a prossiga se uma
ou ambas ficarem reduzidas a 03 atletas, seja por qualquer motivo.41

10. Quando do WO, não fazer a simbólica saída de bola, basta comunicar ao
capitão da equipe presente.
Procedimento do W.O
Avisar o capitão da equipe presente apenas que a equipe não
compareceu, ou não tenha atletas suficientes para iniciar a partida,
se for o caso.
Relatar a equipe presente em súmula.
Não colocar o W.O na súmula.
Relatar na súmula que a equipe não compareceu no horário previsto
para a realização da partida, se for o caso
Enviar relatório detalhado a entidade organizadora da competição

11. Examine os calçados dos atletas antes de iniciar a partida, durante ou no
intervalo desta.
Sempre que achar necessário, ou se tiver motivo, examine qualquer
outra parte do equipamento.
Não permitir que os atletas usem ataduras por fora dos meiões e nem
esparadrapo de cor diferente, para segurar as caneleiras.
Havendo irregularidades, exija imediatamente o cumprimento das
determinações.
Não sendo obedecido, ordene que deixe o campo até a sua
regularização.

12. Da mesma forma e atitude, verifique se os atletas estão usando peças que
possam causar danos a si ou aos demais, tais como anéis, pulseiras,
brincos, piercings ou qualquer tipo de gesso ou atadura com talas de metal,
plástico ou madeira.

13. Exija que todas as pessoas intervenientes da partida, atletas e comissão
técnica, sejam registradas em súmula, pois só assim terão condições de
participação.

14. Lembre-se de que sempre deverá ter um atleta como capitão de cada equipe
dentro de campo.

15. Solicite ao representante anotar a equipe que iniciou o primeiro período,
evitando confusão na etapa complementar.42

16. Exija que todos os atletas estejam em seu campo de defesa quando da saída
de bola, obedecendo à distância regulamentar, permitindo a invasão somente
quando o atleta encarregado do pontapé inicial tocar na bola.

17. Use sempre relógio com cronômetro para marcar os períodos da partida e o
descanso dos atletas.

18. Nunca se abale com reclamações dos atletas, dos membros da comissão
técnica ou torcida, continue atuando com serenidade.

19. Quando determinar uma marcação, não modifique esta decisão.

20. A contagem dos 05 segundos deve ser feita com as mãos acima da cabeça,
de forma clara e visível.

21. O árbitro deve informar o tempo jogado apenas ao capitão, quando solicitado
no pedido de tempo.

22. Lembre-se que o objetivo do jogo é a marcação de gol, portanto, estude bem
a regra que o determina, pois uma partida pode ser decidida através de um
gol acidental. O gol só é valido quando ultrapassar inteiramente a linha.

23. Observe o dispositivo das regras, que não é puramente punir, mas impedir o
retardamento indevido da partida na obtenção de vantagens desleais, as
quais devem ser coibidas.

24. Após a 5ª infração coletiva, por período, a equipe infratora sofrerá um Shoot
Out a cada infração técnica cometida, seja qual for a posição da bola neste
momento, desde que esteja em jogo e não for cometida dentro da área da
equipe defensora.

25. Lembre-se que todas as infrações técnicas cometidas dentro da área de
meta do infrator originam penalidade máxima, portanto, é de capital
importância assinalar tais infrações.

26. A não comunicação das infrações não impede suas punições.
O representante não informa da 5ª coletiva, mas deve ser cobrado o
Shoot Out.
O representante não informa da 4ª individual, mas o atleta deve deixar o
campo de jogo.43

27. Antes de autorizar a cobrança de uma penalidade máxima, observe o que
determina a regra:
Verifique se a bola se encontra na posição correta.
Verifique o posicionamento do goleiro e dos demais atletas não
envolvidos na cobrança.
Caso a bola bata na trave, o executor não poderá tocá-la novamente
antes de ter sido tocada por outro atleta.
O atleta cobrador deverá ser identificado.
O atleta cobrador terá 05 segundos para efetuar a cobrança.

28. Não permita a participação de atleta sangrando, observe o que determina a
regra:
Ordene sua saída do campo de jogo e permita sua substituição
imediatamente.
O retorno deste atleta somente deve ocorrer após os devidos
atendimentos e com sua autorização.

29. Em caso de atendimento a qualquer atleta dentro do campo, observe as
novas determinações:
Providencie sua remoção, permita sua substituição imediata e prossiga
com a partida. O retorno deste atleta somente deve ocorrer quando da
próxima posse de bola da sua equipe.
Se for o goleiro não é necessário sua substituição.

30. Exija dos treinadores o cumprimento de suas recomendações, pois sua
desobediência acarreta punições disciplinares.

31. O treinador tem uma área técnica, onde pode transmitir instruções a sua
equipe durante a partida.
Caso não haja esta marcação, pode transmitir suas orientações em
frente ao banco de reservas.
Se o banco de reservas estiver postado na linha de fundo, o técnico só
poderá atuar na frente dos bancos na linha de fundo podendo se
movimentar pela linha lateral até linha frontal da área de meta.

32. Não permita que o treinador se aproxime da zona de substituição para,
ministrar instruções.44

33. Observe o que determina as Regras Oficiais quanto à prorrogação:
Sua duração é de 10 minutos totais (05 x 05).
Não há intervalo, apenas a troca de lado das equipes.
É continuidade da partida, portanto, vale a soma de infrações individuais
(total) e coletivas (2º período) e os cartões.

34. Estude as aplicações dos cartões disciplinares durante a partida, pois os
mesmos acarretarão sempre uma infração individual e coletiva até a 5º.

35. Aguarde o atleta punido com cartão amarelo ou vermelho deixar
completamente o campo antes de reiniciar a partida.

36. O tempo para reiniciar a partida, devido a intempéries ou outras paralisações,
será de 30 minutos, no máximo.

37. Quando das ocorrências em uma partida, a equipe de arbitragem deve
apresentar um único relatório assinado por todos, até as 18h00 do primeiro
dia útil após a partida e em jogos nacionais e internacionais imediatamente
após o jogo.45

ANEXO III - NORMAS DE CONDUTA PARA OFICIAIS DE ARBITRAGEM

01. Comparecer ao local da partida 01 hora antes do jogo, para os jogos da
CBF7.

02. Comparecer ao local da partida 30 minutos antes do horário do jogo,
Federações.

03. Comparecer devidamente trajado, uniforme pré-determinado, limpo e
barbeado.

04. No vestiário planificar o jogo com o outro Oficial e representante.

05. Ter em seu uniforme (mala) no mínimo 03 cores diferentes de camisas.

06. Utilizar o distintivo da ENOAF7 em jogos normais, em jogos Oficiais usar o
Distintivo da Federação e CBF7.

07. Manter-se em forma física adequada às suas funções, em jogos oficiais não
poderão estar com aparência acima do peso permitido.

08. Estar dentro do campo de jogo 15 minutos antes do horário de tabela.

09. Verificar o estado geral do campo de jogo e se necessário fazer relatório para
a entidade oficial, linhas demarcatórias, postes e redes de meta, banco de
reservas, mesa do representante, condições da bola, objetos perigosos (garrafas,
latas, pedaços de madeira e ferro etc..).

10. Conferir os documentos, RG ou Carteirinha da Federação, CBF7, e de todos
os envolvidos na partida.
a) Verificar antes de inserir na súmula do jogo se os atletas ou membros da
comissão técnica estão inscritos na Ficha de Inscrição Coletiva da Equipe.
b) Conferir as fotos e nome dos atletas, certificando-se que todos estão
relacionados, e solicitar ao capitão das equipes para assinar a súmula.
c) Verificar se as equipes possuem tarja de capitão.
d) Verificar para que sempre haja dentro do campo, um capitão identificado com
tarja de cor diferente da camisa.

11. Verificar os uniformes dos atletas: numeração das camisas, calção térmico,
exigir conforme a regra, camisa reserva de goleiro diferente sua numeração e cor
das 02 equipes, calçados (chuteira Society ou tênis) chuteira de cravo não pode,
objetos que possam causar danos aos atletas (anéis, pulseiras, brincos, gessos;
piercings, calça de goleiro com zíper etc.).46

12. Não permitir entrada no campo de jogo elementos ou pessoas estranhas que
não estiverem envolvidos no jogo.

13. Não permitir a presença de pessoas estranhas dentro do campo sem sua
autorização.

14. Fazer sempre cumprir as regras oficiais.

15. Tratar sempre atletas, membros da comissão técnica com respeito e
educação.

16. Nunca responder às provocações de atletas, membros da comissão técnica
ou torcida.

17. Ter atenção nas substituições e ao comportamento dos atletas postados no
banco de reservas.

18. Usar, obrigatoriamente, cronômetro para marcar o tempo de jogo (os 02
árbitros).

19. Em caso de divergência com outros oficiais, procurar resolver no vestiário,
caso tenham que definir algum lace de discórdia a palavra final é do chefe de
equipe.

20. Procurar sempre antes do jogo, planificar a mecânica de arbitragem a ser
aplicada e obedecê-la, porém para o bom andamento do jogo poderão sim usar
de habilidade diferenciada para sempre o bom andamento do jogo.

21. Ao final da partida conferir e assinar a súmula de jogo, se não concordar com
a mesma, fazer relatório para a entidade.

22. Emitir sempre relatório detalhado das ocorrências, quando houver usar o
Modelo de Relatórios.

23. Entregar o relatório no prazo legal estipulado pela Federação, CBF7.

24. Nunca fazer uso de tabaco e bebidas alcoólicas e nem permanecer em bares
dos complexos após as partidas.

25. Nunca permanecer em rodas juntos com os torcedores e Atletas e dirigentes
das equipes.47

26. Comporta-se dignamente antes, durante e após as partidas, chegar e sair
dos locais dos jogos sempre uniformizado adequadamente.

27. Não se omitir em caso de indisciplina, mesmo não estando na partida, ou
seja, durante e após os jogos, lembramos que são passíveis de punição atletas
ou membros da comissão técnica, mesmo que na arquibancada, corredores,
pátios dos complexos e redondezas.

28. Não permitir o bate boca entre os membros da comissão técnica.

29. Ao advertir um atleta, chame-o sempre pelo número ou pelo nome.

30. Ser dirigente do jogo, e não um policial.

31. Observar sempre a prerrogativa da Lei da Vantagem. 48


ANEXO IV - MODELOS PARA RELATÓRIOS
OBSERVAÇÕES GERAIS:
1. Faça sempre um relatório fiel e claro das ocorrências.
2. Seja o relator de fato e não o julgador. O Julgamento é de competência total
do Tribunal de Justiça Desportiva ou do Superior Tribunal de Justiça Desportiva
de Futebol 7.
3. Evite expressões como “agrediu” ou “tentou agredir”.
4. Da mesma forma não utilizar frases como “palavras de baixo calão”; “gestos
ofensivos”; “ofensas morais”. Relate as frases proferidas textualmente ou gestos
feitos.
5. O seu Relatório é um documento muito importante. Um relatório mal feito não
deixa o julgador realizar bem o seu trabalho, pense nisto.
6. Faça com que a advertência dada dentro do campo de jogo transforme-se em
punição.

EXEMPLOS:
JOGO BRUSCO GRAVE

1. Expulso o Sr......., nº......., da equipe......., por ter atingido o adversário de
nº......., , Sr..........., com........(citar como e onde atingiu) por ocasião de uma
disputa de bola, não o atingindo por mera casualidade. Informo ainda que o
atingido........(necessitou/ não necessitou de atendimento médico) e
........,(continuou /não continuou na partida).

2. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por ter atingido
dolosamente o adversário de nº..., Sr......., com.......(citar como e onde atingiu),
por ocasião de uma disputa de bola. Informo ainda que o
atingido.......(necessitou/ não necessitou de atendimento médico)
e......,(continuou /não continuou na partida).

3. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por ter, na disputa de
bola, usado de força maior que a necessária e atingido seu adversário de nº........,
Sr........, com......(citar como e onde atingiu). Informo ainda que o
atingido.....(necessitou/ não necessitou de atendimento médico)
e........,(continuou /não continuou na partida).

4. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por ter, na disputa de
bola, sido imprudente, e atingido seu adversário de nº........, Sr........, com......(citar
como e onde atingiu). Informo ainda que o atingido.....(necessitou/ não
necessitou de atendimento médico) e........,(continuou /não continuou na partida.49
Obs: As situações acima se dão por participação de jogadores. Não existe
outra condição e a bola, necessariamente, tem que estar em jogo.POR

RECEBER 2ª ADVERTÊNCIA

1. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por ter, depois de advertido
com cartão amarelo, reincidido em..... (citar a falta)
.Obs: Este relato presta-se unicamente quando as duas advertências deram-se
pela mesma infração.

POR CONDUTA VIOLENTA

1. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por ter, atingido
com......( soco, pontapé, etc...) o adversário de nº....., Sr........, no....... (citar local
atingido), quando a bola se encontrava...... (local onde estava a bola). Informo
ainda que o jogador atingido..... ( necessitou /não necessitou de atendimento
médico) e .......(continuou / não continuou na partida).
Obs: Este relato não se presta para situações de disputa direta da bola.

2. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por me atingir.....( Nome
do árbitro), com......( soco, pontapé, cabeçada, etc...), no....... (citar local
atingido), quando ..... ( marcação de falta, advertência, etc...) contra sua equipe .
Esclareço que o .......(soco, pontapé, cabeçada, etc..) causou-me.......(citar se
houve ferimento, hemorragia, luxação, etc...). O fato foi constatado
pelo.....(médico, massagista, hospital). Seguem anexos os seguintes
documentos:..... (B.O, exames, etc...).

3. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por haver quando ..... (
Marcação de falta, advertência, etc..., contra sua equipe), investido contra
mim....( ou outro membro da equipe, Sr..... ) com a clara intenção de atingir-me,
só não conseguindo devido a intervenção de.......(nº, ,nome da pessoa e RG,
companheiros, adversários etc..).

4. Expulso o Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, por ter atingido com
...(soco, pontapé, etc..) o adversário de nº ......., Sr.......no ........(citar local
atingido) quando a bola se encontrava.......(local onde estava a bola).
Imediatamente o jogador atingido revidou com....(soco, pontapé, etc...), no.....(
citar local atingido). Ato continuo, expulsei-o também.

5. Expulsos por haverem se atingido mutuamente com...(socos, pontapés, etc...)
o Sr....., nº..., registro º...., da equipe..... e o Sr. ....., nº..., registro º...., da
equipe...... Informo ainda que não presenciei o início da ocorrência, entretanto fui
alertado por....(outro componente da equipe de Oficiais), Sr........, queo iniciador
foi o Sr....... nº..., registro º...., da equipe.......50
Obs: Cuspir em um adversário ou em qualquer pessoa também é conduta
violenta e deverá se expulso, infração Técnica.

POR LINGUAGEM OFENSIVA, GROSSEIRA, OBSCENA

1. Expulsos por troca de ofensas. Após a marcação de.....(citar a falta) contra sua
equipe o jogador Sr...., nº..., registro nº........, da equipe........, ofendeu seu
adversário o Sr........, nº......., registro nº......., com as seguintes
palavras:........(citar as palavras). Imediatamente o jogador ofendido revidou com
as seguintes palavras....(citar as palavras).

2. Expulso o Sr........, nº......., registro nº.......,da equipe.... por ter me ofendido (ou
qualquer componente da equipe da equipe de arbitragem) com as palavras: ......
(citar as palavras) quando da........( marcação de falta, advertência, etc,
etc...contra sua equipe).

3. Expulso o Sr........, nº......., registro nº.......,da equipe.... por ter me ofendido
(advertência, médico, massagista, treinador, etc.) o Sr...... com as seguintes
palavras:...... após....... (descrever o momento em que os fatos ocorreram).

4. Expulso o Sr........, nº......., registro nº.......,da equipe.... por ter se dirigido
aos.......(adversários, torcedores, etc.) e , acintosamente,..... (narrar o gesto).
OBS: Para todas as situações, complementar o relato informando se o expulso
recusou-se a sair imediatamente, se na seqüência ofendeu alguém, se partiu
para cima de alguém, se necessitou interferência de terceiros para sair e se
recusou-se sair pela zona de substituição.
OBS GERAL: Todo relatório deverá ser feito e escrito por um dos oficiais de
arbitragem, porém os 03 deverão assinar e concordar com o relato, se houver
discordância entre os relatos cada oficial deverá fazer o seu relatório.
Todo relatório deverá ser entregue pessoalmente, por fax ou por e-mail com
assinatura digital.











Nenhum comentário:

Postar um comentário